O FAB LAB é para todos!

Imagem principal: 
Usuários surdos do Fab Lab CCSP falam um pouco de suas experiências com a fabricação digital na linguagem de sinais

Recebemos aqui no FabLab CCSP uma turma bacana de surdos que estavam muito interessados em fazer uma aula de impressão e modelagem 3D. Essas pessoas conheceram o FabLab devido a um contato da Lara, que é surda e trabalha no CCSP.

Junto com ela tivemos o Alexandre que é arquiteto, a Celma que é psicóloga e a Pamela Araujo Azevedo que foi nossa intéprete. Foi um dia de muito aprendizado que tivemos aqui no Fablab, porque ao mesmo tempo que passávamos o conhecimento das impressoras 3D também aprendíamos sobre como nos comunicar com eles. Sempre que começamos uma aula aqui no espaço falamos como nos esforçamos para que esse seja um local horizontalizado de aprendizagem, onde não nos colocamos como figuras de professores e alunos, mas sim de pessoas que estão trocando experiências e aprendendo em conjunto.

Veja abaixo algumas fotos e os depoimentos da Lara, do Alexandre e da Celma em vídeo e logo abaixo a descrição do que foi falado no vídeo para quem não compreende LIBRAS (língua brasileira de sinais):

Lara

Olá, Meu sinal é esse (Lara). Eu trabalho aqui no CCSP. Então, estou aqui no laboratório do FabLab, esse é o sinal e é provisório.

*Mostra o sinal do FabLab*

Se interessar, é só se inscrever no site: www.fablablivresp.art.br

Tchau!

 

Alexandre

Olá a todos! Meu sinal é esse, meu nome é Alexandre.

*Alexandre mostra seu sinal*

Eu sou arquiteto. Vou explicar resumidamente. Eu aprendi muita coisa interessante já que a tecnologia é muito avançada. Eu vi no programa “Fantástico” que mostrou uma reportagem sobre a prótese em 3D. Um menino não tinha braço e com o tempo surgiu uma prótese 3D feita de plástico que esse menino começou a usar. Com essa reportagem comecei a ter interesse em fazer o curso no FabLab e surgiu essa oportunidade no CCSP. O sinal do FabLab é esse:

*Mostra o sinal do FabLab*

Esse FabLab me ajudou a entender e desenvolver o design, modelagem 3D, impressão 3D que imprime com um fio de plástico. Esse plástico é desenvolvido de cana de açúcar. Esse produto é natural e muito interessante, porque no futuro esse plástico para produto 3D, por exemplo um copo com água pode desaparecer no meio ambiente e não produzirá lixo. Eu fiquei muito arrepiado por que eu aproveitei para conhecer esses produtos 3D que podem me ajudar no meu trabalho como profissional em arquitetura futuramente. Para produzir 3D, olha que interessante:

*Alexandre mostra sua peça*

Eu gostei de conhecer, muito obrigado.

 

Celma

Olá tudo bem? Meu nome é Celma, meu sinal é esse.

*Celma mostra seu sinal*

Sou surda e formada em psicologia. Eu participei do curso no FabLab. Essa foi uma experiência muito diferente e muito legal. Eles fazem projetos de desenhos que ajudam a refletir a lógica. Vale a pena! Eu sugiro que todos façam esse curso, vale a pena e é muito interessante.

Abraços e beijos.