Livros lúdicos com Arduino

Imagem principal: 
Imagem do artista plástico Diego Rocha trabalhando em seu projeto com diversos fios e uma placa de arduino espalhados em uma mes

Com o tempo, os meios de comunicação têm se modificado cada vez mais e evoluído para trazer mais e mais detalhes para as pessoas. Passamos pela prensa de Gutenberg e chegamos aos tablets com telas que, de tão alta a definição, já não conseguimos mais ver os pixels. Porém, a leitura impressa continua sendo a forma de comunicação mais consolidada que temos até hoje.

 

Como uma forma de trazer novas experiências lúdicas aos livros, que são esta forma de leitura ficcional mais utilizada mesmo na modernidade, o artista plástico Diego Rocha veio das terras campinenses até o FabLab CCSP para desenvolver o projeto de um livro que tem personalidade própria e conta histórias.

Diego está realizando este projeto como forma de experimentação de tecnologias voltadas para o entendimento da eletrônica e Arduino em projetos de arte interativa.

Veja abaixo um vídeo de seu primeiro protótipo do livro que olha para seus leitores:

 

O livro interativo está em etapa de prototipação e sua ação está no movimento dos olhos; a versão final do projeto será recheada de sensores que farão ainda mais!

O livro vai agir de maneiras diferentes, conforme os usuários interagem com ele.

Você que se interessou por esse projeto, confira as oficinas de eletrônica e Arduino que temos no CCSP para entender como podemos criar projetos como esse!