Energia na ponta dos pés

Imagem principal: 
Célula Piezo Elétrica

Imagine se cada passo que você desse no seu dia a dia gerasse energia o suficiente para você carregar seu smartphone. Se você pega metrô, ônibus, trem ou todos eles em um só dia, imagina quanta energia poderia ser gerada! Parece coisa de filme de ficção científica mas está acontecendo aqui no FabLab CCSP!

 

Felipe Arruda, Luan Mazzola e Willian Ferreira, que estão cursando o ultimo semestre de engenharia da computação, tem como proposta de trabalho de conclusão de curso desenvolver um piso gerador de energia. Essa é uma solução que cria uma forma de energia limpa e pode ser implementada em locais de alta circulação de pessoas, podendo iluminar praças, áreas de convivência e até uma tomada pra dar aquela carga de emergência no celular.

 

“Visando sustentabilidade e analisando benefícios ao meio ambiente, nosso projeto tem o objetivo em desenvolver um mecanismo que transforma a energia cinética, isto é, movimentos contínuos em sua superfície (andar, pular e/ou correr), em energia elétrica com redirecionamento automático para armazenagem dessa energia (baterias).

 

Estruturalmente, temos captores de energia chamados piezoeléctricos, que possuem tal responsabilidade de conversão de energia, nos proporcionando uma forma de geração elétrica mais limpa, com um custo menor e, o principal, sem dano ambiental.“

 

O projeto está em andamento no FabLab CCSP e em breve entrará em fase de implementação. Confira as fotos e o vídeo a baixo:

 

 

Conheça estes e outros projetos visitando as unidades do FabLab Livre SP!