Diversidade Tecnológica

Imagem principal: 
Crianças na porta do lab mostrando suas criações

No mês de dezembro, O FAB LAB do CCSP recebeu uma turma muito animada de estudantes da EMEI Heitor Villa Lobos, acompanhados da Professora Carol Laiza.

Algumas atividades foram desenvolvidas pela professora e nelas as crianças trabalharam temas como respeito, tolerância e a questão das etnias.

Para nossa atividade, recebemos os autorretratos das crianças e trabalhamos sua criatividade para transformá-los de diferentes formas: a construção de modelos em massinha de modelar, o desenho vetorial a partir do desenho à mão livre e fabricação de placas de madeira cortadas à laser.

Imagem 1 - Desenho vetorizado em preto e branco e criação do autorretrato com massinha de modelar.

Imagem 2 - Criando autorretrato com massinha de modelar.

Imagem 3 - Autorretratos das crianças transformados em crachás cortados na máquina de corte a laser.

 

Imagem 4 - Realizando atividade para colorir os desenhos vetorizados e criar os autorretratos em 3D com massinha de modelar.

Ao apresentar o laboratório para as crianças e seus familiares, foi encantador ver no rosto de cada uma a expressão da descoberta de novas formas de transformar os seus próprios desenhos, criados inicialmente em uma simples folha de papel, sua forma de olhar para si mesmos e para o mundo.

Pudemos presenciar a aluna Melissa encantada com a mão articulada sendo impressa na 3D: "Tá derretendo e virando tinta!".

Imagem 5 - As crianças observam a impressora 3D imprimindo uma mão articulada.

Imagem 6 - Decobrindo o material (filamento) utilizado na impressora 3D. Crianças estudam o material plástico com as mãos.

A atividade e a experiência reforçam a importância e potencial de as crianças aprenderem que podem construir suas próprias coisas, concretizar suas ideias e não apenas comprar ou utilizar o que já está pronto em formas fechadas, estimulando assim a sua criatividade.