Reciclando e Fabricando

Imagem principal: 
Alexandre Melkonian e o projeto da Extrusora de Reciclagem

Sempre encontramos um desafio quando ponderamos sobre a maneira com que lidamos com o nosso descarte, nosso lixo - em geral, geramos grandes quantidades de material que é descartado, mas que poderia ter ainda alguma função e uso. Por esta razão, nós do Fab Lab Livre SP temos um grande prazer e interesse em receber em nossos laboratórios projetos que têm potencial para serem grandes alteradores desse tipo de paradigma.

 

O usuário Alexandre Melkonian, usuário do Fab Lab Livre CCJ, engenheiro de materiais, está criando uma máquina que recicla plásticos de uso diário comum, como polietileno, poliestireno, polipropileno, PET, e outros transformando-os em filamentos utilizáveis em impressoras 3D. Após sua trituração, a máquina pode também produzir placas que podem ser cortadas na máquina cortadora a laser, ou ainda termo-formadas em máquinas de vaccuum-forming (criadoras de moldes através da sucção por uma bomba de vácuo).

 

A equipe do Fab Lab CCJ deu o suporte para Alexandre nas áreas em que ele mais necessitava para dar seguimento ao seu projeto: ajudamos a montar a interface com o controlador Arduino, assim como aplicação das linhas de código adequadas para o funcionamento da máquina a serem carregadas no mesmo. Auxilimos Alexande na interpretação do circuito e na montagem da placa lógica da máquina, aplicação de sensores óticos para definir gramaturas de placa e bitolas de filamentos reciclados, componentes eletrônicos e seus valores a serem definidos e programação.

 

A Extrusora de Termoplástico Reciclado É um experimento com potencial social impactante pois é do grupo dos que fazem com que a sociedade repense a maneira como lidamos com o descarte, trazendo função e aplicação para o Reuso.