Gravando foto no acrílico!

Imagem principal: 
Gravação à Laser e finalização em giz de cera.

Entre Janeiro e Fevereiro recebemos um projeto de um presente, que acabou sendo um presente para nós também, agregando experiência e conhecimento.

 

A idéia era de gravar uma foto no acrílico... normalmente fazemos isto com objeto que foram previamente transformados em vetor (um formato de imagem que a máquina pode interpretar e executar, por assim dizer), mas no próprio programa da CNC de Corte à Laser existe uma ferramenta que pode trabalhar a foto e grava-la no material escolhido... Ok, mas qual foi o trabalho então? Fazer as nuances do rosto :)

 

 

Primeiramente foi preciso fazer uma modificação da foto colorida para "halftone", como foto de jornal que é pontilhada, (o ideal é usar uma foto em preto e branco) usando o GIMP, importamos o arquivo em JPG pro programa da Laser, e começamos os testes: primeiro usamos "Net graphic" com "Frequency (line/inch)" pra 1000, como vimos num tutorial, e testamos o "Gray scale" também, porém o que mostrou melhores resultados foi o modo "Dot graphic", ficou mais nítido que era um rosto e com a imagem menos "chapada".

 

Foi lindo, mas aí veio uma outra grata surpresa: brincado descobrimos que você pode passar giz de cera sobre a gravação e ela ficar colorida!

 

Mais sobre o assunto? Só vindo aqui na Casa da Memória:

 

FabLab Livre SP Casa da Memória

Rua Antônio Carlos de Oliveira Cesar, 97
Itaquera - São Paulo - SP