Escaneamento 3D

Imagem principal: 
Rosto escaneado é usinado em madeira na fresadora de pequeno porte

Hoje, já não podemos falar sobre fabricação digital sem mencionar a impressão 3D. Esta tem ganhado força no mercado e ouvimos falar muito disto, desde uma peça funcional de design até próteses e ferramentas são produzidas pela impressão em plásticos.

 

No Brasil, esta tecnologia chegou por volta de 2010 e hoje tem um grande reconhecimento. As próteses são o seu maior foco, mas isto pode evoluir muito, especialmente com a adição de mais tecnologias ao processo de produção. Já imaginou uma mãe cega vendo o seu filho? É possível graças ao escaneamento e impressão 3D!

 

A tecnologia do escaneamento já tem sido adotada principalmente pela área da saúde, onde médicos fazem o escaneamento 3D de partes do corpo humano para estudos como, por exemplo, a tomografia de um cérebro. Mas também já é usado para o design de próteses e órteses individuais que respeitam as dimensões e características de cada paciente.

 

Imagens de modelo de cérebro impresso em PLA.

 

Esta tecnologia de escaneamento não é desconhecida por nós e existem até vídeo games que fazem isto. Todavia, a junção das tecnologias em desenvolvimento pode gerar resultados muito bons para o próprio desenvolvimento da ciência e tecnologia.

 

Com um scanner 3D você faz a leitura dos objetos em pontos nas três dimensões e transfere a imagem para o computador e pronto, você pode escanear qualquer coisa e imprimir 3D! Ou ainda, você pode usar essa imagem 3D para a usinagem nas fresadoras.

 

Agora todos os laboratórios da rede pública de Fab Labs tem um scanner 3D disponível e estamos prontos para testar sua potencialidade!

Tá afim de conhecer esta tecnologia? Vem até um Fablab Livre SP conhecer este equipamento!

http://​fablablivresp.art.br/unidades

 

 

Imagens de bustos escaneados e impressos em PLA em testes de uso dos scanners 3D.