Tecnologia Social

 

1ª Dimensão

Conhecimento, ciência, tecnologia

  • A Tecnologia Social tem como ponto de partida os problemas sociais;
  • A Tecnologia Social é feita com organização e sistematização;
  • A Tecnologia Social introduz ou gera inovação nas comunidades.

2ª Dimensão

Participação, cidadania e democracia

  • A Tecnologia Social promove a democracia e cidadania;
  • A Tecnologia Social se vale de metodologias participativas;
  • A Tecnologia Social busca a inclusão e acessibilidade.

3ª Dimensão

Educação

  • A Tecnologia Social realiza um processo pedagógico por inteiro;
  • A Tecnologia Social se desenvolve num diálogo entre saberes populares e científicos;
  • A Tecnologia Social é apropriada pelas comunidades, que ganham autonomia.

4ª Dimensão

Relevância Social

  • A Tecnologia Social é eficaz na solução do problemas sociais;
  • A Tecnologia Social tem sustentabilidade ambientais;
  • A Tecnologia Social provoca a transformação social.

Foi desenolvido pelo Instituto de Tecnologia Social o Sistema de Acompanhamento de Tecnologias Sociais (SATECS) que, a partir destas 4 dimensões, possibilita identificar, caracterizar, fortalecer e potencializar as atividades da política pública nessa área (www.itsbrasil.org.br/satecs)