Transformando ideias em realidade

Peças e acessórios para eletroquímica

O que é? 
São peças encaixáveis e personalizadas que servem para o encaixe do sistema de três eletrodos de eletroquímica: eletrodo de trabalho (diferentes geometrias), eletrodo de referência e contra-eletrodo. A primeira ideia consiste em elaborar uma peça que consiga fazer o encaixe adequado, rápido, fácil e reprodutível do sistema de três eletrodos, mantendo constante a distância entre os três. A segunda ideia consiste na elaboração de suporte cilindrico para um eletrodo de referência miniaturizado, para que encaixe de forma precisa na peça da primeira ideia.
Porque? 
A motivação desse projeto é para construir celas eletroquímicas de tamanho e volume personalizados, e que sejam de fácil montagem e desmontagem, facilitando o trabalho de quem precisa trabalhar com esse conjunto de técnicas analíticas.
Quem? 
O responsável pela execução será: Rodrigo Silva Nascimento Mancini, da pós-graduação em Ciência e Tecnologia/Química, da Universidade Federal do ABC.
Como? 
Para a execução do projeto, precisaremos inicialmente do suporte técnico dos colaboradores do FabLab. Também prevemos o uso de fresadora CNC, cortadora a laser e principalmente impressora 3D.
Temática: 
  • Máquina de fabricação digital
Status de conclusão: 
Em andamento